quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aquele que faz a Vontade do Pai...

Festa de Nossa Senhora do Carmo
Mt 12, 46-50
A Virgem Santíssima, Maria, foi Mãe de Deus muito mais por haver cumprido a Vontade do Senhor - "ecce ancilla Domini", "eis a escrava do Senhor" - do que por haver dado à luz o Salvador.
Pois, conforme São Leão Magno, Maria concebeu "primeiro em seu espírito, depois em seu corpo". Havendo aquiescido ao que lhe pedia o Senhor por meio do Arcanjo Gabriel - "fiat mihi secundum verbum tuum","faça-se em mim segundo a tua palavra" - nela ocorreu primeiro a maternidade espiritual, depois a biológica. E o que aconteceu primeiro é muito mais importante.
Por isso é que, ao contrário do que nos pode parecer à primeira vista, Nosso Senhor, ao mencionar o vínculo espiritual em primeiro lugar, honra muitíssimo a Virgem Maria, Sua Mãe, uma vez que ninguém, mais do que ela, fez a Vontade do Pai.
Nela não houve sombra de dúvida ou hesitação; nela, só havia (e há) a prontidão e a disponibilidade absoluta aos desígnios de Deus, acompanhados de um espírito contemplativo - "meditava todas essas coisas em seu coração" - que a conduzia a uma crescente perfeição no cumprimento da Vontade do Pai e na compreensão das coisas divinas, até chegar o momento de estar de pé, no Monte Calvário, diante da Cruz de seu Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Quem, senão ela, a Senhora, a obra-prima de Deus, poderia estar ali de pé?
Hoje a festejamos sob o título de Nossa Senhora do Carmo (ou do Monte Carmelo), título este que enfatiza a dimensão contemplativa: guardar e meditar todas as coisas no coração.
Peçamos à Senhora, hoje, que interceda por nós, para que Deus nos conceda um coração como o dela: disponível à Sua Vontade e imerso na contemplação de Suas maravilhas.
***
Nossa Senhora do Carmo
A ordem dos Carmelitas tem como modelo o profeta Elias e caracteriza-se por uma profunda devoção a Maria. A Sagrada Escritura fala da beleza do Monte Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a fé do povo de Israel no Deus vivo e verdadeiro. Carmelo em hebraico significa "vinha do Senhor".
Ali Elias enfrentou os profetas de Baal. Segundo o Livro das Instituições, Elias teve uma visão em que a Virgem lhe apareceu sob a figura de uma pequena nuvem que saía da terra e se dirigia ao Carmelo.
Em 1153, alguns eremitas construíram sobre o Monte Carmelo uma capela em honra à Virgem Maria. As gerações de monges sucederam-se através dos tempos. Em 1205, o patriarca de Jerusalém deu-lhes uma Regra baseada no trabalho, na meditação das Escrituras, na devoção a Nossa Senhora, na vida contemplativa e mística.
Entretanto, ainda no século XIII, os muçulmanos invadiram a Terra Santa. Os eremitas do Monte Carmelo fugiram para a Europa. Nesta época, tinham como superior geral São Simão Stock. Em 1251, enquanto rezava, pedindo a Nossa Senhora que fosse a protectora da Ordem dos Carmelitas, recebeu das mãos de Nossa Senhora do Carmo o escapulário: "Eis o privilégio que te dou à ti e a todos os filhos do Carmelo: todo aquele que for revestido desse hábito será salvo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...