sábado, 5 de julho de 2014

O Jejum dos Amigos do Noivo

XIII Semana do Tempo Comum, sábado
Am 9, 11-15 e Mt 9, 14-17


O Senhor é fiel e sempre cumpre as Suas promessas - "REERGUEREI A TENDA DE DAVI". Se o que vemos agora é desolação e tristeza, se parece que tudo só vai de mal pior, se humanamente parece não haver razões para ter esperança... Basta ouvir o que diz o Senhor: "REERGUEREI A TENDA DE DAVI".
Mas não cumpre a cada um de nós apenas manter a esperança. Cumpre também fazer luto. Pois, conforme disse o Senhor no Evangelho: "dias virão em que o Noivo será tirado do meio deles; então, sim, eles jejuarão".
Nosso "luto" é o jejum, a mortificação, a penitência. Mas é um luto ativo, cujo objetivo não é simplesmente passar por um período de tristeza, para depois seguir em frente, quando o acontecimento que originou a dor já estiver superado. Não. O jejum de que fala o Senhor é o meio pelo qual o Seu discípulo faz o próprio corpo vigiar e orar, unindo, desse modo, a oração do corpo à oração da alma.
Pelo jejum, o corpo clama a Deus, do mesmo modo como a alma e o coração clamam a Deus através da oração.
Vivemos em tempos difíceis, confusos, de muita perseguição por todos os lados. Parece já não haver espaço e ambiente para quem quer servir a Deus. Mas, em meio a tudo isso, o Senhor Deus afirma: "REERGUEREI A TENDA DE DAVI".
O Senhor é fiel. Ele cumprirá, a seu tempo, o que prometeu. A nós cabe confiar e esperar, orar e jejuar, para que o nosso clamor chegue aos Céus e o Senhor se apresse em vir socorrer-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...