quarta-feira, 25 de novembro de 2009

XXXIV Semana do Tempo Comum, quarta-feira, - Lc 21, 12-19

"Todos vos odiarão por causa do meu Nome"

Jesus passou na terra fazendo o bem e ensinando a todos o caminho para viverem unidos a Deus, segundo a Sua Vontade e na felicidade completa. Por fim, morreu para nos livrar do peso da condenação que nos esmagava e ressuscitou, selando, assim, a Sua vitória contra os nossos opressores: o demônio, o pecado e a morte.

Diante de Jesus, só é possível ter uma, de duas atitudes: amá-lO ou odiá-lO. Quem O ama, segue Seus passos. Assim como Ele tomou a própria cruz, também o discípulo de Jesus tomará a sua a cada dia, para seguir o Mestre (cfe. Mc 8, 34). E quem decide odiar a Jesus, vai rejeitá-lO e a tudo o que vem dEle.

A cruz de Jesus Cristo é, portanto, o "divisor de águas" da humanidade. Não se pode seguir a Cristo sem abraçar a cruz, como Ele mesmo o fez. Esperam-nos a ressurreição e a felicidade sem fim com Cristo. Mas, antes, é necessário ser perseverante e fiel no seguimento do Senhor, trilhando o caminho que passa, inevitavelmente, pela cruz.

Aquele que ama e segue a Jesus partilha com Ele de Sua Cruz e do caminho de sacrifício que Ele assumiu pela salvação dos homens. Por isso, se Jesus foi rejeitado por muitos, também Seu discípulo o será. No decorrer da história da humanidade, nos últimos dois mil anos, não houve um momento em que o verdadeiro discípulo de Cristo não tenha sido perseguido, das mais variadas formas, "pois todos os que quiserem viver piedosamente, em Jesus Cristo, terão de sofrer perseguição". (2Tm 3, 12).

Mas, com os olhos voltados para o objeto de nossa esperança, que Deus preparou para os Seus amados (cfe. 1Cor 2, 9), devemos perseverar, sabendo que "tudo coopera para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28). Como diz o Senhor no Evangelho de hoje: "é permanecendo firmes que ireis ganhar a vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...