Jesus, no Evangelho deste Domingo, afirma: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão". As palavras do Senhor são perenes, eternas, não têm data de validade ou vencimento. Mudam as civilizações e as culturas, mudam os gostos e as modas dos homens, muda a forma de pensar e de ver a vida nas gerações que se sucedem; mas o que Jesus, o Filho de Deus e Filho do Homem, disse, ensinou e fez permanece e permanecerá sempre, atravessando séculos e gerações, divina e inesgotavelmente.
E a Palavra do Senhor é exatamente o nosso critério de vida diante de Deus.
Um dia o Senhor virá novamente, como Ele mesmo diz, para "reunir os eleitos de Deus de uma extremidade à outra da terra". Ele virá, nesse dia, "com grande poder e glória". Na primeira vez, Jesus veio pequeno, humilde, um entre os homens, para anunciar a boa nova do Reino dos Céus, para ensinar e conduzir os filhos de Deus dispersos, que andavam perdidos, para a unidade de sua família, a Igreja (cf. Catecismo da Igreja Católica, número 1). Nessa segunda e última vez, Jesus virá como Rei e como Juiz, para a instauração definitiva desse mesmo Reino.
Muitos especularam e especulam, no correr da história humana, quando será esse "Dia do Senhor". Já foram escritos muitos livros; muitos se intitularam profetas e tentaram fazer previsões (todas fracassadas); e hoje muitos filmes de ficção usam esse tema, a maioria prescindindo da explicação religiosa e falando do "fim do mundo"(?). O fato é que "ninguém sabe" quando será esse dia, "somente o Pai", conforme as próprias palavras de Jesus.
Mas é certo que Jesus, Filho de Deus e Filho do Homem, virá ainda uma vez, seja para cada um de nós no dia em que morrermos, seja para todos os que estiverem vivos no dia em que vier "reunir os seus eleitos".
E, quando Ele vier, presidirá o nosso julgamento, de todos nós, vivos e mortos, tendo como critério a Sua Palavra, que não passa, e o amor que tivermos vivido à semelhança do Seu Amor, capaz de dar a vida pelos amigos, por todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário