Rasgai o vosso coração e não as vestes
Rasgai o vosso coração e não as vestes (Jl 2, 13). Que o arrependimento e a conversão sejam sinceros, não apenas de aparência, pois o Senhor espera de nós um coração contrito e humilde, que é o sacrifício que Lhe agrada (cf. Sl 50/51).Pois hoje, neste tempo de Quaresma que começa, é o momento favorável, é agora o dia da salvação (2Cor 6,2).
E os três grandes pilares deste tempo favorável para voltar o coração a Deus são a esmola, a oração e o jejum.
A esmola é o grande meio de manifestar o amor ao próximo que necessita de ajuda para ter o necessário à sobrevivência com dignidade.
A oração, tanto pessoal como litúrgica (a Missa), é o meio por excelência de permanecermos unidos a Deus, tornando nosso coração sensível e aberto à Sua Vontade.
O jejum é a forma externa e concreta de reconhecermos, diante de Deus, a nossa condição de criaturas pecadoras e Lhe ofertarmos o nosso desejo sincero de repararmos as ofensas que cometemos contra Ele.
Não por acaso é exatamente o trecho em que Jesus indica esses três meios de conversão (e a forma de praticá-los, com sinceridade, diante de Deus e sem hipocrisia) que abre o tempo da Quaresma, na quarta-feira de Cinzas que hoje celebramos.
Ao recebermos as cinzas, lembremos que somos pó e ao pó voltaremos e que precisamos, por isso, converter-nos e crer no Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário