terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

VI Semana do Tempo Comum, terça-feira – Mc 8, 14-21


Vós tendes o coração endurecido?
Jesus aproveita o fato dos discípulos haverem esquecido de comprar pão para dar-lhes mais um ensinamento: que não se deixem contaminar pelo "fermento" dos fariseus e de Herodes. O que Jesus queria dizer com isso? Que não se deixassem levar pela hipocrisia farisaica, pela ambição do rei Herodes e pelo endurecimento de coração (que impedia a fé e a conversão a Deus) de ambos.

Os discípulos, porém, não compreendem e escutam de Jesus uma repreensão. Pois tinham acabado de ver várias vezes o Senhor multiplicar os poucos pães de que dispunham para alimentar multidões e, ainda assim, achavam que Ele se referia ao pão que alimenta o corpo, quando fala do fermento.

E qual é o fermento que devemos colocar na massa de nossas vidas? O fermento da caridade, do Amor de Deus que "foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5). Amando a Deus, que nos amou primeiro (cf. 1Jo 4, 19), e amando ao próximo tornamo-nos verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Busquemos também o fermento de um coração dócil ao Senhor, para compreender tudo quanto Ele nos diz e mostra, muitas vezes através dos mais simples acontecimentos de nossas vidas. Pois a Sua Providência conserva e guia sempre as nossas vidas, a fim de que, um dia, O possamos alcançar.

Não sejamos, pois, como os discípulos de então, que nada podiam compreender de quanto Jesus lhes mostrava e ensinava, mas tenhamos a mente e o coração abertos à Palavra e aos sinais de Deus, para que não tenhamos de ouvir dEle um dia: "e vós ainda não compreendeis?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...