A esta geração, nenhum sinal será dado
Por que Jesus, que realiza tantos sinais entre o povo, recusa-se a dar um sinal aos fariseus que vêm a Ele e Lhe pedem que o faça?Todas as vezes que Jesus faz um milagre (a cura de um doente ou a ressurreição de um morto) ou expulsa demônios, Ele o faz com vistas à fé do beneficiado e/ou do povo ao redor. O Senhor não quer apenas curar o corpo, mas visa primeiro promover a fé e a salvação da pessoa, ou seja, quer realizar uma cura integral, chegando do corpo ao coração e ao espírito.
Estes fariseus, no entanto, vêm até Jesus para pô-lo à prova. Têm o coração fechado à fé no Senhor. Pedem um sinal com orgulho e presunção, como se Deus lhes devesse uma prova de Sua identidade e de Seu poder. Jesus dá-lhes as costas e vai embora, porque não está a serviço da arrogância dos homens.
Sejam estes fariseus e a atitude de Jesus para com eles, hoje, verdadeiros sinais para nós. Se agimos como eles diante de Deus, não nos deve surpreender se não somos ouvidos e nem atendidos. Não passamos de frágeis criaturas, pó e cinza, a quem o Senhor mantém na existência. Que podemos pretender exigir dEle?
São Padre Pio de Pietrelcina: Crer mesmo na obscuridade
O Espírito Santo diz-nos: não permitais que o vosso espírito sucumba à tentação e à tristeza, porque a alegria do coração é a vida da alma. A tristeza de nada serve e é causa da nossa morte espiritual.
Acontece por vezes as trevas da morte esmagarem o céu da vossa alma; mas essas trevas são luz! Graças a elas, podeis crer mesmo na obscuridade; o espírito sente-se perdido, receia não voltar a ver, não voltar a compreender. Mas é nesse momento que o Senhor fala e Se torna presente à alma; e esta compreende e ama no temor de Deus. Assim, pois, não espereis pelo Tabor (Mt 17, 1) para «ver» a Deus, quando O contemplais já no Sinai (Ex 24, 18).
Progredi na alegria de um coração sincero e aberto. E, se não conseguirdes manter esta alegria, pelo menos não percais a coragem e continuai a ter confiança em Deus.
(do site: http://www.evangelhoquotidiano.org/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário