quarta-feira, 11 de abril de 2012

Quarta-feira na Oitava da Páscoa - Lc 24, 13-35

Reconheceram-nO ao partir o Pão
A Eucaristia faz a Igreja. A caminhada dos dois discípulos que abandonam Jerusalém desanimados, abatidos, fechados em si mesmos e depois retornam cheios de alegria e de esperança é o retrato disso.
Por que voltaram? Por que se alegraram? Porque encontraram Jesus ressuscitado pelo caminho, o Cordeiro Pascal por nós imolado e que vive para sempre.
E o Senhor lhes explicou as Escrituras e abriu-lhes o coração para compreendê-las e, por fim, deu-Se a eles na Eucaristia, permanecendo em seus corações enquanto tornava-Se invisível aos seus olhos. Deram-se conta, então, que seu coração ardia, tendo reconhecido o Senhor ainda quando seus olhos eram incapazes de fazê-lo.
Podemos fazer a experiência dos discípulos de Emaús todos os dias, na Missa. Pois o caminho de Emaús é, em resumo, o caminho que liturgicamente percorremos na celebração eucarística: Jesus mesmo vem ao nosso encontro, explica-nos as Escrituras e então parte o Pão (que é o Seu Corpo) para nós.
Para viver esse encontro eucarístico com o Senhor morto e ressuscitado, razão de nossa vida, basta que o queiramos. A partir dele nos tornaremos, para os que convivem conosco, testemunhas da ressurreição do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...