quarta-feira, 18 de abril de 2012

"Quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz"

II Semana do Tempo Pascal, quarta-feira
Jo 3, 16-21
Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai, já nos obteve a salvação quando foi "levantado da terra", isto é, crucificado e morto por nós, ressuscitando ao terceiro dia.
Mas a salvação não nos é imposta; pelo contrário, o Senhor a propõe para nós. Se a aceitamos, somos salvos; se a rejeitamos, somos condenados. A condição, portanto, para receber a salvação que já nos foi efetivamente obtida por Jesus Cristo é uma resposta na fé. É preciso crer no Filho.
Crê no Filho que age conforme a Verdade e se aproxima sem temor da Luz de Cristo, que revela suas obras e que elas são realizadas em Deus. Crê no Filho aquele que O acolhe como a revelação plena do Pai, a Verdade que vem a este mundo. Para este, não há conflito, discrepância ou incoerência entre fé e vida, pois estas se tornam uma coisa só. O amor de Deus está em seus lábios, do mesmo modo como está em sua mente e em seu coração.
Pelo contrário, aquele que não vive segundo Deus prefere as trevas do erro e rejeita o Filho, condenando-se a si mesmo. Suas obras são más porque vive na ilusão e na mentira. Não escolheu a vida e não quis acreditar na Verdade que veio a este mundo. Por isso não pode receber a salvação que lhe é oferecida por Deus. Condena-se porque não quer crer.
Sabemos que Deus morreu (e ressuscitou) por nós. "Eis a Luz de Cristo", proclama a liturgia do Sábado Santo. Diante disso, precisamos escolher: aproximar-nos da Luz e glorificar a Deus com nossa vida ou mergulhar nas trevas e deixar que o mal vá nos separando para sempre de nosso Rei e Senhor, Jesus Cristo, o Cordeiro sem mancha que tira o pecado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...