sábado, 14 de abril de 2012

Sábado na Oitava da Páscoa - Mc 16, 9-15

Fracos na fé, duros de coração
Jesus aparece aos onze apóstolos, mas só depois de ter aparecido como Ressuscitado dos mortos a Maria Madalena, em primeiro lugar, e depois aos dois discípulos que iam para o campo (provavelmente os discípulos de Emaús, conforme o relato de Lucas - Lc 24, 13-35). Pelo evangelista Lucas também sabemos que, antes de aparecer aos onze apóstolos reunidos, Jesus teria aparecido a Pedro.
Assim, antes de aparecer ao grupo dos apóstolos, Jesus constitui testemunhas qualificadas de Sua Ressurreição - Maria Madalena, os dois discípulos, Pedro - para que os demais acreditassem antes de O verem com os próprios olhos. Pois do mesmo modo deveriam crer todos os que receberiam a pregação pela palavra dos apóstolos.
Mas não é o que acontece: o grupo dos onze não crê nos testemunho dos que viram o Senhor ressuscitado. Por isso, quando Jesus enfim lhes aparece, repreende-os, chamando-os de fracos na fé e duros de coração.
Desse momento em diante, porém, tornam-se eles as testemunhas da Ressurreição, porque viram e tocaram o Senhor ressuscitado, assim como antes O tinham visto sofrer e morrer.
Por causa do testemunho de Maria Madalenas e dos dois discípulos, mas, sobretudo, por causa do testemunho de Pedro, de Paulo (que se tornou, mais tarde, testemunha e apóstolo do Senhor) e dos outros onze apóstolos, gerações de cristãos creram e creem no Nome de Jesus, o único dado a nós pelo qual podemos ser salvos.
Por isso, se pessoalmente não cremos no testemunho dos apóstolos - de que o Senhor Jesus foi morto, mas ressuscitou verdadeiramente e vive pelos séculos, sentado à direita do Pai em Sua glória - testemunho este que foi confiado à Igreja e tem sido por ela fielmente transmitido há mais de dois mil anos, a repreensão de Jesus vale para nós: somos fracos na fé e duros de coração.
Pois o Senhor constituiu as suas testemunhas e tornou-as digna de crédito, para que os homens chegassem à fé por meio delas.
A Igreja, portanto, dá testemunho de que o Senhor Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação e o seu testemunho é verdadeiro. Se não quisermos crer na Igreja, também não devemos esperar que Jesus apareça para nós, a fim de satisfazer nossa soberba e presunção. "Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá Sua graça aos humildes" (IPd 5,5).
Mas, se confiamos no testemunho da Igreja, então também nós nos tornamos discípulos do Senhor e testemunhas de Sua ressurreição. E é também para nós o mandato de Jesus: "ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...